ERP. O Que é ERP?

O ERP é um conjunto de programas modulares que integrados permitem em uma empresa automatizar, harmonizar e compartilhar todos os seus processos e ativos.

ERP. O termo mais correto para ERP em português é Sistema Integrado de Gestão para Empresas e o ERP é modulado conforme a necessidade de cada empresa, que pode adquirir apenas os módulos necessários para suas necessidades e parametrizá-los para se adequarem ao seu funcionamento.

Cada um dos módulo do ERP atende uma necessidade especifica para um departamento ou processo. O módulo financeiro responde por um processo, enquanto o módulo de estoque responde por outro.

A combinação desses módulos e a troca de informação entre eles é o que denominamos ERP, que atua para harmonizar todas as informações no banco de dados único e integrado, compartilhando as informações dentre os diversos departamentos.

O ERP permite que o vendedor encaminhe uma ordem cadastrada no sistema para o departamento de Estoque separar os produtos, que seguem para o faturamento dentro do próprio sistema, gerando todos os dados financeiros necessários para a finalização da operação desde o cadastro de pedido até a expedição. O rastreamento do pedido poderá ser feito a qualquer momento bastando o logon. O processo de separação e expedição é mais ágil, e sujeito a menos erros. O ERP pode aplicar a mesma performance em todos os outros processos, tornando os funcionários e os processos mais eficientes.

Os módulos mais comuns nos ERP´s são: Pedido de Compra, Faturamento, Estoque, Clientes, Vendas, Fornecedores, Financeiro, Relatórios, Frente de Loja, Emissão de documentos fiscais, etc.

O principal recurso na integração desses módulos do ERP é a disponibilidade de relatórios importantes que abrangem todos os departamentos para a melhor tomada de decisão.

Poderá encontrar mais informações sobre ERP e todas as suas funcionalidades no site Wikipedia

ERP Microneo - Sistema de Gestão Online para Lojas