Como parametrizar o módulo Sales?
1. Como parametrizar a unidade de negócio
Show all

Como cadastrar um pedido de venda?

Como cadastrar um pedido de venda?

Esta funcionalidade permite o cadastramento de pedidos do Delivery para vendas no varejo e no atacado.

A tela inicial, além das opções de inclusão, permite a consulta por qualquer dos campos exibidos no painel Filtro de pedidos, opções sempre condicionadas às permissões de acesso definidas para o usuário.

Caminho: No menu principal, selecione Delivery -> Pedido de venda.

Será exibida uma lista com os pedidos previamente cadastrados. O usuário poderá editar o pedido conforme necessário.

Cadastrar Varejo e Atacado

Clique em Cadastrar Varejo para cadastrar um pedido de venda no varejo e Cadastrar Atacado para cadastrar um pedido de venda no atacado, e informe os campos conforme abaixo:

1º ABA – Dados Gerais:

Cliente (Preenchimento Obrigatório)

Permite a seleção do cliente a partir dos clientes cadastrados no Delivery. Após a seleção do cliente, alguns campos já informados no cadastro serão pré-preenchidos, a saber:

Representante comercial, Condição de pagamento, Pessoa que indicou o cliente, Transportadora e Tipo de frete.

Origem do pedido (Campo de preenchimento automático, não editável)

Origens possíveis:

Delivery, Internet e Loja.

Situação (Campo de preenchimento automático, não editável)

Apresenta a situação atual do pedido.

Representante comercial (Preenchimento obrigatório)

Esse campo será preenchido com o representante cadastrado para o cliente, se houver. Nesse caso o representante só poderá ser alterado quando estiver marcado o parâmetro “Permite alterar o representante comercial?”. Quando não houver um representante associado ao cliente, o campo será preenchido com o colaborador que estiver efetuando o pedido, desde que ele esteja configurado para realizar vendas, no cadastro da equipe de vendas. Nesse caso o campo poderá ser alterado, sendo ignorado o parâmetro “Permite alterar o representante comercial?”. Caso o colaborador que estiver efetuando o pedido não possa realizar vendas, o campo não será pré-preenchido. Nesse caso ou em qualquer caso de alteração, será permitido selecionar qualquer colaborador integrante de qualquer equipe de vendas, desde que ele esteja configurado para realizar vendas.

Data do pedido (Preenchimento obrigatório)           

Data e hora da emissão do pedido. Esse campo será pré-preenchido com a data/hora corrente.

A data poderá ser alterada apenas para uma data retroativa quando estiver marcado o parâmetro:

Permite pedido retroativo?

Além disso, se estiver definido um prazo de validade para o pedido, o sistema verificará o parâmetro

Permite pedido retroativo ao prazo de validade?

Quando o parâmetro acima estiver marcado, o usuário poderá informar uma data retroativa sem restrições. Quando não estiver marcado, poderá retroagir a data, porém limitado ao parâmetro:

Prazo de validade do pedido

Se o parâmetro acima não estiver preenchido, o usuário poderá informar a data retroativa sem restrições.

Validade (Campo de preenchimento automático, não editável)          

Esse campo é condicional ao parâmetro: “Prazo de validade do pedido”

Caso o parâmetro acima não esteja preenchido, a unidade de negócio não operará com validade de pedido, de modo que esse parâmetro não será preenchido. Se o parâmetro Validade estiver preenchido, o cálculo para obtenção da data será contado a partir da data/hora de inclusão do pedido. Se o ambiente estiver configurado para permitir inclusão de pedidos retroativos (Permite pedido retroativo?), o cálculo da data de validade para os pedidos com data retroativa será feito com base na data/hora de emissão do pedido e não na data/hora de inclusão. A data de validade do pedido não poderá ser inferior à data prevista de entrega, assim como a data prevista de entrega não poderá ser inferior à data de emissão do pedido.

Moeda (Preenchimento obrigatório)

Esse campo será pré-preenchido com a moeda que estiver parametrizada para o negócio, mas poderá ser alterada no pedido.

Tipo da venda (Preenchimento obrigatório)              

Direta: A venda direta é caracterizada quando o representante informado no pedido é efetivamente o responsável pela realização da venda. A opção de venda direta será pré-selecionada quando o colaborador informado como representante for o mesmo que estiver incluindo o pedido. Caso contrário nenhuma opção será pré-selecionada.

Indireta: A venda indireta ocorre quando o colaborador que está incluindo o pedido não é o mesmo que foi informado como representante no pedido.

Unidade de origem           

Unidade de negócio na qual o pedido foi originado. Campo não editável.

Unidade de estoque (Preenchimento obrigatório)  

Campo pré-preenchido com a unidade de negócio de origem, porém pode ser alterado pelo usuário. Indica a unidade de negócio responsável por fornecer o estoque e efetuar a entrega.

Produtos destinados a: (Preenchimento obrigatório)             

Essa informação será utilizada pelo módulo Faturamento para o cálculo dos impostos.

Revenda: Opção pré-selecionada quando o cliente for pessoa jurídica, podendo ser alterada.

Uso e consumo: Opção pré-selecionada quando o cliente for pessoa jurídica, podendo ser alterada.

Pessoa indicação               

Permite informar a pessoa (colaborador, cliente, fornecedor) que indicou o cliente. Será pré-preenchido caso o cliente do pedido já possua cadastrada a pessoa que o indicou. Nesse caso o campo não poderá ser alterado. Caso esse campo não esteja preenchido no cadastro do cliente, o sistema permitirá a seleção da pessoa, com preenchimento opcional. Não será permitido informar nesse campo o mesmo cliente do pedido.

Prioridade (Preenchimento obrigatório)     

Urgente, Alta, Normal (padrão) e Baixa.

Número do pedido cliente              

Permite que seja informado o número de um documento próprio do cliente, como um pedido de compra, por exemplo.

2º ABA – Entrega:

Cliente retira        

A seleção desta funcionalidade indica que o cliente irá retirar o pedido na unidade de negócio selecionada no campo “Unidade de estoque” na 1º Aba – Dados gerais.

Transportadora    

Para selecionar uma transportadora, digite qualquer parte do código ou descrição dela, conforme consta no cadastro de Pessoas/Transportadora.

Tipo do frete        

Permite selecionar a modalidade de contratação da Transportadora entre CIF e FOB.

Valor do frete       

Permite cadastrar o valor do Frete contratado.

Previsão de entrega            

Permite selecionar a data prevista para entrega.

Cadastrar endereço

O botão Cadastrar endereço estará disponível sempre que houver entrega pela empresa, ou seja, quando a opção Cliente retira estiver desmarcada. Nesse caso diversos endereços poderão ser cadastrados, sendo obrigatória a seleção de um endereço para entrega. O cadastramento de endereços está condicionado ao cadastro básico de tipos de endereço. Importante observar que os endereços cadastrados serão efetivamente salvos somente após o pedido ser salvo, o que será permitido somente após o preenchimento dos campos obrigatórios. Se antes disso, por exemplo, o operador marcar o campo Cliente retira, indicando que não haverá entrega, o sistema desabilitará o botão Cadastrar endereço e eliminará endereços que tenham sido cadastrados naquele momento, antes do pedido ser salvo. Ao clicar em Cadastrar endereço, o sistema exibirá uma janela para cadastramento.

3º ABA – Produtos:

Produto

Informe o código de barras a partir do leitor ou digite os primeiros caracteres do código ou da descrição para que o sistema efetue uma busca por semelhança e exiba uma lista de produtos para seleção.

Ao digitar ou selecionar um código completo de produto, ele será exibido em tela e ao lado no campo quantidade deve ser informado a quantidade do produto selecionado.

Após informar os campos, clique em OK para que o produto seja adicionado à lista de produtos da venda.

Se for preciso alterar alguma informação após isso, clique sobre o ícone “Editar”, à direita do produto.

Importante: Se a lista para seleção estiver vazia, cadastre um produto. Para isso, consulte no manual: Cadastre um produto.

4º ABA – Valores:

Na aba valores, serão apresentados alguns campos onde serão possíveis visualizar e/ou editar informações referentes aos valores do pedido. A saber, os campos são: valor do seguro, Total de desconto por item, porcentagem do desconto, valor fator plano pagamento, valor dos impostos, outras despesas, valor do desconto, desconto pontual, valor parcial e valor total do pedido.

5º ABA – Observações:

Observações do pedido e Observações de nota fiscal

Os dois campos acima são campos livres onde poderão ser gravadas informações importantes ao pedido.

Como cadastrar um pedido de venda?

https://www.microneo.com.br

Como cadastrar um pedido de venda?

https://microneo.com.br