1. Como parametrizar a unidade de negócio
2. Como parametrizar o cliente no módulo Delivery?
Show all

Como cadastrar uma equipe de vendas?

Como cadastrar uma equipe de vendas?

Essa funcionalidade permite cadastrar e configurar colaboradores previamente cadastrados no módulo Pessoas para formação das equipes de vendas, por unidade de negócio. A tela inicial apresenta, à esquerda, a opção para cadastrar um novo integrante (botão Cadastrar), e logo abaixo, o painel Equipe de vendas, com a formação atual das equipes. Observe que a estrutura de identificação nesse painel demonstra a relação de subordinação entre os colaboradores.

A posição que cada colaborador ocupa nessa estrutura depende do colaborador superior que lhe for atribuído. Se não houver colaborador superior, ele ocupará a posição totalmente à esquerda e será o líder de toda a equipe. Havendo superior, o novo integrante da equipe ficará logo abaixo dele. O sistema se utiliza dessa estrutura para efeito de pagamento de comissões. Nesse mesmo painel, à direita de cada colaborador, estão disponíveis as opções para edição, visualização e exclusão, de acordo com as configurações de acesso do usuário logado. A exclusão será permitida apenas se o colaborador não estiver associado a nenhum pedido ou orçamento e se não possuir colaboradores subordinados associados a pedidos ou orçamentos.

Já no painel “Cadastrar equipe de vendas”, à direita da tela, são exibidos os dados cadastrais de cada colaborador selecionado. Veja o detalhamento dos campos adiante, no passo-a-passo para cadastramento.

Caminho: No menu principal, selecione Delivery -> Equipe de vendas.

Será exibida uma lista com as unidades de negócio previamente parametrizadas. O usuário deverá selecionar a unidade de negócio que deseja cadastrar a equipe de vendas.

Observe que, para iniciar uma nova equipe, o natural é cadastrar primeiro o diretor, depois o gerente, então os supervisores e vendedores, por exemplo. Se o cadastramento for feito nesta ordem, de cima para baixo, ao incluir cada novo membro, veja que o superior dele já estará cadastrado, o que evitará a necessidade de alterações.

Cadastrar Novo

Clique em Cadastrar Novo e informe os campos conforme abaixo:

Unidade de negócio          

Campo não editável, preenchido pelo sistema de acordo com a unidade selecionada no acesso à funcionalidade.

Nome colaborador superior           

O sistema exibe para seleção a lista de colaboradores já cadastrados na estrutura da equipe de vendas daquela unidade de negócio. A definição de um superior indica que este poderá receber comissão sobre as vendas dos que estiverem abaixo dele na equipe. O sistema não permitirá que um colaborador conste na equipe como subordinado e superior de um mesmo colaborador.

Preenchimento opcional.

Nome colaborador            

O sistema exibe para seleção a lista de colaboradores previamente cadastrados no módulo Pessoas, que ainda não existam em qualquer equipe de vendas. Isto é, um colaborador não pode figurar simultaneamente em duas equipes.

Preenchimento obrigatório.

Função do colaborador    

O sistema exibirá para seleção as funções cadastradas no Delivery em Pré-Cadastro/Função. Trata-se da função que o colaborador assumirá na equipe de vendas. Ex.: Diretor, Gerente, Supervisor, Vendedor.

Realiza venda?   

Indica se o colaborador poderá realizar vendas no Delivery. Quando esse campo estiver marcado, o colaborador será credenciado a atuar como representante de vendas no Delivery, podendo ser selecionado em todas as telas em que essa informação for requerida. Para que os campos Comissão direta e Comissão indireta sejam habilitados, os campos “Realiza venda” e “Comissionável” deverão estar marcados.

Comissionável?  

Indica se o colaborador receberá ou não comissão. Quando marcado, será habilitado o campo Comissão sobre equipe, no qual será possível informar porcentual de comissão sobre os colaboradores que estiverem abaixo dele. Quando este campo estiver marcado, e também estiver marcado o campo “Realiza venda”, serão habilitados os campos “Comissão direta” e “Comissão indireta”.

Comissão direta

Campo habilitado quando os campos “Realiza venda” e “Comissionável” estiverem marcados. Indica o porcentual que o colaborador receberá sobre as vendas realizadas em seu próprio nome. O porcentual aqui informado será limitado ao conteúdo do parâmetro % máximo de comissão por colaborador sobre as vendas diretas. Preenchimento opcional, pois há outras formas de parametrização da comissão:

1: Por produto

2: Por cliente

3: Por colaborador (representante comercial)

4: Por unidade de negócio

5: Por negócio

Comissão indireta             

Campo habilitado quando os campos “Realiza venda” e “Comissionável” estiverem marcados. Indica o porcentual que o colaborador receberá sobre as vendas realizadas por terceiros, nas quais o referido colaborador conste como representante comercial. O porcentual aqui informado deverá ser superior a 0 (zero) e igual ou inferior ao informado no campo “Comissão direta”.

Comissão sobre a equipe

Habilitado quando o campo “Comissionável” estiver marcado e quando a função indicada no campo “Função do colaborador” estiver configurada com o campo “Recebe comissão sobre a equipe” marcado, no cadastro de funções. Indica o porcentual que o colaborador (superior) receberá sobre as vendas da equipe (colaboradores subordinados a ele). Uma vez habilitado de acordo as regras acima, será de preenchimento obrigatório, com porcentual limitado ao parâmetro:

% máximo de comissão por colaborador sobre as vendas da equipe

Máximo de desconto permitido    

Porcentual máximo de desconto que este colaborador poderá conceder no pedido de venda e no orçamento, nos casos em que ele realize a venda, isto é, seja o representante comercial indicado no pedido, ainda que por um terceiro. O porcentual aqui informado será limitado ao máximo de desconto parametrizado para o Delivery na unidade de negócio. Este parâmetro não terá efeito e será desabilitado quando estiver marcado o parâmetro a seguir, sobre a utilização do desconto máximo permitido, em todos os casos, para esse colaborador.

Sempre permitir o desconto máximo parametrizado no sistema (xx,xx)?         

Indica se o porcentual máximo de desconto do colaborador deve ser igual ao máximo parametrizado para a unidade de negócio:

% máximo de desconto permitido.

Quando esse campo estiver marcado, será desabilitado o campo anterior, relativo ao máximo de desconto do colaborador, e o sistema alterará automaticamente (xx,xx) pelo porcentual máximo da unidade de negócio. Caso esse campo não seja marcado, valerá o máximo parametrizado para o colaborador, no campo anterior, porém limitado ao máximo da unidade de negócio.

O superior imediato         

Indica o tipo de acesso que este colaborador terá sobre os pedidos e orçamentos criados pelo seu superior imediato, não considerando os superiores acima deste. Opções de preenchimento:

   Sem acesso

   Somente consulta

   Consulta e alteração

O tipo de acesso aqui definido não poderá ser maior que o definido para os colaboradores da equipe.

Ex.: Se o acesso aos pedidos dos colaboradores da equipe for de consulta, o acesso aos pedidos do superior não poderá ser de consulta e alteração.

Permissão colaboradores da equipe            

Indica o tipo de acesso que este colaborador terá sobre os pedidos e orçamentos criados pelos membros da equipe que estiverem no mesmo nível que ele. Opções de preenchimento:

   Sem acesso

   Somente consulta

   Consulta e alteração

Permissão aos demais colaboradores         

Indica o tipo de acesso que este colaborador terá sobre os pedidos e orçamentos criados pelos demais colaboradores, integrantes de outras equipes. Opções de preenchimento:

   Sem acesso

   Somente consulta

   Consulta e alteração

O tipo de acesso aqui definido não poderá ser maior que o definido para o superior.

Ex.: Se o acesso aos pedidos do superior for de consulta, o acesso aos pedidos dos demais usuários não poderá ser de consulta e alteração.

https://www.microneo.com.br

Como cadastrar uma equipe de vendas?

https://microneo.com.br